Blue Öyster Cult e o caça a jato "Me 262"

 


A banda “Blue Öyster Cult” em abril de 1974 lançou o álbum “Secret Treaties”, e com ele uma faixa controversa chamada “Me 262”. A música em questão é uma direta referencia ao caça a jato Alemão “Me 262 Schwalbe” (Andorinha), usado durante a Segunda Guerra Mundial.

A citada aeronave Alemã estava à frente de seu tempo em relação ao projeto e desempenho. O “Me 262” foi o primeiro caça a jato a entrar em serviço, porém de forma tardia. Isso ocorreu, pois, seus motores (apesar do grande desempenho) não apresentava a confiabilidade necessária.

Hitler ordenou que os aviões fossem modificados para carregar bombas, apresentando desta forma resultados horríveis devido à alta velocidade de aproximação. Em 1944 os “Me 262” foram utilizados na sua função original, como interceptadores, ficando a frente dos bombardeiros e caças aliados, tornando-se a aeronave mais temida da época.

A faixa do “Blue Öyster Cult” é cantada da perspectiva de um piloto Alemão que ataca as forças britânicas. Dentre as varias referências ao “Me 262” citadas na música, uma em particular menciona o motor do caça chamado "Junkers Jumo 004".

“Must they live that i might die, Me-262 prince of turbojet, junker's jumo 004”.

Contra capa de “Secret Treaties”. 

Apesar do “Blue Öyster Cult” não simpatizar com os nazistas, a faixa acabou trazendo problemas para a banda. Muitos viam na canção um tipo de apologia a Hitler, boicotes chegavam de várias partes do mundo, inclusive da própria Alemanha onde lojas se recusaram em vender o “Secret Treaties”.

Depois de muita hostilidade o grupo decidiu dar explicações sobre a composição, porém a exploração da cultura nazista acabou trazendo mais manchas do que lucro.

Confira a faixa:


 

Texto por: Fabrício de Castilho




Comentários

Postagens mais visitadas